A fabricante de caminhões Scania está trabalhando no aumento da potência dos motores de seus caminhões movidos a gás natural e biometano para atender a demanda de transporte de grãos, em que são usados veículos de até nove eixos. A afirmação foi feita pelo diretor comercial da empresa no Brasil, Silvio Munhoz, durante o Fórum Caminhos da Safra, realizado pela Globo Rural e transmitido via internet.
"Precisamos de caminhões com mais potência. A aplicação majoritária (em grãos) é de nove eixos. Nosso motores não têm a potência necessária, mas estamos fazendo investimentos neste sentido. Já tem prazo, mas ainda prefiro mantê-lo entre mim e meus chefes", disse Silvio, quando questionado se havia alguma previsão de chegada dos modelos com esses motores mais potentes ao mercado.
A empresa colocou esse caminhão a gás no mercado em 2019 e tem feito negócios com companhias de diversos segmentos não apenas para a composição de frotas próprias como também através de transportadoras prestadoras de serviço. A fabricação do modelo envolveu investimentos iniciais de cerca de R$ 20 milhões na fábrica da companhia, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
"Lançamos com uma expectativa mediana e todas as nossas expectativas foram superadas. Tivemos que aumentar a capacidade de produção da nossa fábrica", disse Munhoz. "Com o diesel ao preço que está, o gás natural também subiu, mas ainda está competitivo. Além das vantagens na sustentabilidade ambiental", destacou o executivo.
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