O desafio de criar uma safra saudável de cana-de-açúcar não é o único problema enfrentado pelos agricultores, eles também precisam ter muito cuidado ao realizar suas colheitas para evitar que os caminhões destruam as plantas e os solos vizinhos. Pensando nisso, a Volvo está trabalhando em uma solução para esse problema. Por ter uma tecnologia auto-direção, ela diz que pode economizar muito dinheiro aos agricultores em rendimentos perdidos por temporada.
De acordo com a Volvo, os produtores brasileiros de cana-de-açúcar perdem cerca de quatro por cento de seus produtos à medida que os caminhões pesados passam por cima de plantas mais jovens e compactam o solo, que teria formado a colheita do ano seguinte. Isso pode significar dezenas de milhares de dólares em receita perdida, mas a Volvo diz que remover a possibilidade de erro humano pode ajudar a conter o sangramento.
Normalmente, a cana-de-açúcar é colhida do campo e despejada em um caminhão dirigindo ao lado. Isso significa que o motorista do caminhão tem que ter cuidado para combinar com a velocidade da colheitadeira, tomando cuidado para não se virar para as plantas próximas, até que esteja totalmente carregado e decole para esvaziar sua carga.
A brilhante ideia da Volvo é implantar uma parte de sua tecnologia de condução autônoma, como a que foi vista em um caminhão de mineração subterrânea no ano passado, para facilitar as coisas. O sistema cuida predominantemente da direção, usando dois giroscópios para impedir que o caminhão desvie mais de uma polegada (25 mm) do curso. Ele também usa o GPS para seguir uma rota através do campo, e o motorista pode automatizar a velocidade com o controle de cruzeiro ou acelerar e frear manualmente.
A empresa diz que essa tecnologia tem o potencial de evitar danos consideráveis ao solo e às lavouras, aumentando os rendimentos em até 10 toneladas por hectare por ano. Ela diz que no verão local, ele levará seu protótipo para a fase de desenvolvimento do produto e realizará mais testes de campo, com disponibilidade comercial para seguir mais adiante na trilha.
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