Em parceria com a empresa brasileira de tecnologia, Grunner, a Mercedez-Benz lançou recentemente o Axor 3131, um caminhão com piloto automático que promete rodar em plantações de cana-de-açúcar sem precisar de um motorista acionando comandos.
O sistema foi desenvolvido com o objetivo de operar no transbordo da colheita sem a interferência da mão do homem. Com isso, a produtividade praticamente dobrou em um ano, segundo as estatísticas da Agrocana Ciana.
Dentre as vantagens do veículo, está a eliminação do famoso “pisoteamento de brotos”, que é quando os pneus do caminhão passam em cima das mudas durante a colheita. Segundo a Agrocana Caiana, a perda de brotos é uma das principais causas de prejuízo na lavoura de cana do país, correspondendo a 12% das perdas anuais. Com o fim o pisoteamento, além do aumento da produção, a longevidade do canavial também foi expandida.
O Axor 3131 é o primeiro caminhão com essa tecnologia a ser comercializado no Brasil. Com um preço que pode chegar a R$ 700 mil, sua capacidade aguenta até 20 toneladas de cana picada a cada transbordo.
Como o caminhão com piloto automático funciona?
Com uma tecnologia pautada em um GPS de alta precisão, o Axor 3131 possui uma margem de erro de 2,5 centímetros. Para isso, o pesado conta com rodas paralelas à colheitadeira, que também são autônomas.
A tecnologia de ponta permite que o veículo ande pelas linhas da plantação, com precisão de 1,5 a 2,5 centímetros, evitando que os pneus destruam as mudas, que formarão a safra seguinte.
Além de todos os benefícios já citados, de acordo com a Mercedes-Benz, houve uma redução de 50% no consumo de combustível e 40% no de lubrificantes.
Há ainda a possibilidade de subir a velocidade do processo com segurança, fazendo com que a produção aumente ainda mais.
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